72 Horas em Los Angeles: Itinerário Histórico

Photo courtesy of Michael Chen, Flickr

A cidade de Los Angeles tem muitos lugares legendários, que oferecem aos visitantes hotéis e obras arquitetônicas históricas - como o edifício Bradbury construído há 121 anos. A cidade é decorada com ecos do passado com alguns pontos de referência histórica um pouco mais distantes, como o povoado de San Pedro no sul e a Biblioteca Presidencial e o Museu Ronald Regan no Valle Simi ao norte. Os visitantes aficionados por história encontram uma grande quantidade de opções me Los Angeles.

Rendezvous Court at The Biltmore
Rendezvous Court at The Biltmore  |  Photo: Yuri Hasegawa

Dia Um: Millennium Biltmore Hotel

Que hotel poderia ser melhor para se hospedar neste itinerário, do que o histórico Millenium Biltmore Hotel Los Angeles, que acabou de celebrar 90 anos. Entre as celebridades que se hospedaram no hotel está o Presidente John F. Kennedy, Cecil B. DeMille, Clark Gable e Bette Davis. O hotel está muito bem localizado, no Centro da Cidade.

Grand Central Market in Downtown LA
Grand Central Market in Downtown LA  |  Photo: Yuri Hasegawa

Dia Um: Grand Central Market

Aberto desde 1917, o incrível Grand Central Market apresenta dezenas de estabelecimentos, que representam a face multicultural da gastronomia de Los Angeles. Lá estão desde a tradicional cozinha mexicana até uma nova geração de produtores e vendedores artesanais, como o Belcampo Meat Co., o Sticky Rice e o Wexler’s Deli. Comece o dia com uma das especialidades, como o fairfax sandwich (com cebolinhas, queijo cheddar, cebola caramelizada e maionese picante) e o Slut (um ovo envolto em uma cama de batatas amassadas).

Primary image for Bradbury Building
Bradbury Building

Dia Um: Edificio Bradbury

Localizado na Broadway, em frente ao Grand Central Market, o edifício Bradbury aparece em muitas fotografias, em programas de TV e vídeos de música. O prédio também é frequentemente mencionado em livros. Construído em 1893, foi parte importante do filme de ficção Blade Runner, filmado em 1982. Os fãs de “Films Noir” vão reconhecer o Bradbury em filmes como Chinatown (1974), D.O.A. (1950), e The Jury (1953). O átrio central, amplamente iluminado e ornamentado com ferro, os impressionantes elevadores panorâmicos, situados dentro do que poderiam ser gaiolas de pássaros gigantes, e os pisos de mármore italiano, fazem deste edifício um dos favoritos dos fotógrafos.

Nota: o acesso dos visitantes é permitido somente no primeiro andar, mas não nos andares superiores onde ficam escritórios. O Bradbury foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1971, e foi designado como Patrimônio Histórico Nacional em 1977.

Property of Discover Los Angeles
Foto cortesía: @calistreetshots, Instagram
Union Station
写真提供

Dia Um: Union Station

Construída em 1939, a Union Station é uma verdadeira joia da arquitetura de estilo colonial espanhol. Além disso, a estação continua sendo um dos pontos nevrálgicos do transporte na cidade até os dias de hoje. A Union Station é também uma locação muito popular para filmagens, e tem aparecido em dezenas de filmes, como The Hustler e Catch Me If You Can.

Olvera Street
Olvera Street 1

Dia Um: Olvera Street

A rua Olvera é um dos pontos turísticos mais populares de Los Angeles, localizado na Rua Alameda, próxima da Union Station. O colorido mercado inclui dezenas de restaurantes de comida mexicana autêntica, lojas de todos os tipos de souvenires e artesanatos.

Property of Discover Los Angeles
Foto cortesía del Monumento Histórico El Pueblo de Los Ángeles, Facebook
Property of Discover Los Angeles

Dia Um: Monumento Histórico El Pueblo de Los Angeles

O Monumento Histórico El Pueblo de Los Angeles, marca o que foi a fundação da cidade em 1781. Esta é a área mais antiga de LA, e conta com monumentos, prédios históricos e uma bela praça ao ar livre onde frequentemente acontecem apresentações de música ao vivo e eventos.

Property of Discover Los Angeles
Foto cortesía de Corey Miller, Flickr
Photo courtesy of Philippe the Original, Facebook

Dia Um: Philippe The Original

Localizado na ponta do Chinatown, na esquina das ruas Alameda e Ord, o Philippe The Original está em operação desde 1908. A escolha clássica é o “French Dip Sandwich”, de carne. Com um bom suco do lado, é possível saborear os sanduíches sentado em amplas mesas comuns, que dão um toque especial ao local. O Philippe conserva sua história com as antigas cabines telefônicas, serragem no piso, garçons com uniformes da década de 50 e o café a US$0,45. Para a sobremesa a dica é a rabanada e as deliciosas tortas, entre as quais se destaca a de chocolate.

Exterior of the Richard J. Riordan Central Library in Downtown LA
Richard J. Riordan Central Library | Photo: LAPL

Dia Um: Biblioteca Central

O complexo da Biblioteca Central Richard Riordan é a terceira maior biblioteca pública nos Estados Unidos em termos de livros e publicações periódicas. A biblioteca central está localizada no histórico edifício Goodhue, que data de 1926 e foi designado Monumento Histórico Cultural de Los Angeles. O prédio também está inscrito no Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos. O departamento de livros conta com mais de 16.000 volumes, com exemplares do século XV. A maior parte do acervo, no entanto, é dos séculos XVIII e XIX. A Biblioteca Central também abriga a Coleção Fotográfica da Biblioteca Pública de Los Angeles, que tem mais de três milhões de fotografias. A Biblioteca Central também é a anfitriã de ALOUD, uma série muito popular de painéis, discussões e conferências gratuitas que apresentam as luzes da cultura, da ciência e da política.

Property of Discover Los Angeles
Foto cortesía: @paolo.fortades, Instagram
Lobby of the Los Angeles Theatre in Downtown LA
Photo: Los Angeles Theatre, Facebook

Dia Um: Los Angeles Theatre

Localizado no Histórico Distrito de Teatros, na Broadway, o Los Angeles Theatre, que tem capacidade para dois mil espectadores, foi erguido em 1931como uma sala de cinema. O teatro conta com um interior em estilo Barroco Francês, inspirado no Salão dos Espelhos do Palácio de Versalles. Charlie Chaplin ajudou a financiar a construção do teatro para que ficasse pronto para a apresentação de seu filme “City Lights”. Em 1979, o Los Angeles Theatre foi incluído no registro Nacional de Lugares Históricos e designado como Monumento Histórico Cultural de Los Angeles. Aqui acontece uma série de projeções de filmes clássicos e de apresentações de entretenimento ao vivo durante o verão. O evento é chamado de “Last Remaining Seats” apresentados pelo Los Angeles Conservancy.

Property of Discover Los Angeles
Cicada Restaurante
Cicada Restaurant

Dia Um: Cicada

Cicada é um fabuloso restaurante e um lugar de eventos, que está localizado no histórico prédio Oviatt. Com tetos de 30 pés de altura, com decoração dourada, tapeçarias desenhadas especialmente para o bar e o lounge, o Cicada combina o estilo Art Deco dos anos 1920 com elementos contemporâneos, que criam uma atmosfera extraordinária. O estilo europeu se destaca com o menu, que oferece uma sofisticada fusão das cozinhas da Califórnia e do norte da Itália. O Cicada tem aparecido em uma série de filmes e séries de TV, incluindo Pretty Woman e Mad Men.

Neon signs at Cole's | Photo courtesy of Candice AKA Bessie Smith, Discover Los Angeles Flickr pool
Property of Discover Los Angeles
French Dip | Foto cortesía de Cole’s, Facebook

Dia Um: Cole’s

Eterno rival do Philippe no que se refere ao título de criador do French Dip, o Cole’s abriu suas portas no edifício Pacific Eletric em 1908. O prédio é o mais antigo de LA neste estilo, e foi remodelado recentemente com sua iluminação de vidro original, com pisos de azulejos, fotos históricas e o carro vermelho de madeira com 40 pés de largura. Não há nada melhor que sentar e relaxar no Cole’s saboreando um dos clássicos coquetéis. Na parte superior do restaurante está o The Varnish, uma taberna super badalada.

Fort MacArthur Museum WWII Reenactors
World War II re-enactors at the Fort MacArthur Museum | Photo: Jamie Gall, Flickr

Dia Dois: Museu Fort MacArthur

No segundo dia vamos para San Pedro, e a primeira parada sugerida é no Museu Fort MacArthur, um antigo posto do exército dos Estados Unidos que protegeu a Baía de Los Angeles de 1914 a 1974. O museu nos mostra a história militar e a importância da Baía de Los Angeles.

Property of Discover Los Angeles
USS Iowa en el Puerto de San Pedro
Battleship IOWA at the Port of Los Angeles in San Pedro
Battleship IOWA in San Pedro  |  Photo: Yuri Hasegawa

Dia Dois: Navio de Guerra USS IOWA

Viste o Pacific Battleship Center e percorra o navio de Guerra USS IOWA. Lançado em 22 de fevereiro de 1943, o navio ganhou o título de “Melhor Navio de Guerra do Mundo”, e nove estrelas de batalhas por seus serviços durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia. O USS IOWA começou seus serviços nos anos 50 transportando o presidente Franklin Roosevelt para reuniões com o primeiro ministro britânico Winston Churchill e com o premier soviético Joseph Stalin. Em 1986 foi o navio do presidente Ronald Reagan durante a cerimônia de Celebração da Liberdade, e de 1989 a 1990 esteve a serviço do presidente George H. W. Bush.

Korean Bell of Friendship | Photo courtesy of Shawn S. Park Flickr
Korean Bell of Friendship | Photo courtesy of Shawn S. Park Flickr

Dia Dois: Korean Bell of Friendship

A próxima parada é no Parque Angel’s Gate para visitar o Korean Bell of Friendship, um presente da república da Coréia em homenagem ao bicentenário dos Estados Unidos. O gigantesco sino é símbolo das boas relações entre os dois países, e foi projetado com base no sino de bronze do rei Seongdeok da Coreia do Sul (771 A.C.). O sino tem gravações das representações dos quatro espíritos coreanos, cada um combinado com tochas e símbolos representativos: a bandeira da Coreia, a flor nacional da Coreia, um ramo de louro e uma pomba. O sino fica em um pavilhão localizado no topo de um penhasco, na costa; de lá se tem vistas panorâmicas espetaculares.

Warner Grand Theatre outside
Property of Discover Los Angeles
Warner Grand Theatre | Foto cortesía de Mr Gold, Flickr

Dia Dois: Warner Grand Theatre

Fique nesta área durante a tarde, e veja um filme da apresentação de um espetáculo no histórico Warner Grand Theater. Construído em 1931, este palácio em estilo Art Deco está melhor que nunca, oferecendo uma grande quantidade de eventos, que vão desde os documentários de rocke até as apresentações da Orquestra Charangoa.

Crafted at the Port of Los Angeles
Crafted at the Port of Los Angeles  |  Photo: Yuri Hasegawa
Photo courtesy of Crafted, Facebook

Dia Dois: Crafted

Se você estiver em San Pedro na sexta-feira, no sábado ou no domingo, não deixe de visitar o Crafted, um grande mercado de artesanato localizado em uma área de vinícolas da época da Segunda Guerra Mundial.

Photo courtesy of The Whale & Ale, Facebook
Whale & Ale San Pedro Fish and Chips Beer
Fish and Chips, Whale & Ale | Photo: Whale & Ale

Dia Dois: The Whale & Ale

Quando chegar a hora de comer alguma coisa, vá até o Whale & Ale, um pub estilo britânico conhecido por seu “fish and chips”. Há outras opções excelentes de lugares para o jantar, como o Mishi’s Strudel Bakery e Café, com sua famosa cozinha em estilo Húngaro, e o San Pedro Brewing Company, que oferece diversas opções de cervejas artesanais.

Ronald Reagan Library at sunset | Photo courtesy of Ronald Reagan Library, Facebook
Property of Discover Los Angeles
Biblioteca Presidencial y Museo Ronald Reagan | Foto cortesía de topgunn84

Dia Três: Biblioteca Presidencial Ronald Reagan

No terceiro dia dirija-se à Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, que fica em um lugar pitoresco, em cima de uma colina do Valle Simi. As exibições permanentes incluem uma réplica do escritório oval, uma área do muro de Berlin e exposições dedicadas à caravana presidencial e ao serviço secreto. Também encontramos o gigantesco avião presidencial Air Force One, que transportou o presidente Reagan por mais de 660 mil milhas, em visitas a 26 países e 46 estados da União Americana. No período de 1973 a 2001, este avião também transportou os presidentes Nixon, Carter, Ford, George H. W. Bush, Clinton e George W. Bush. Aproveite o almoço no restaurante em estilo irlandês, e não deixe de visitar o monumento comemorativo.